
21 Exemplos de sites responsivos
21 Exemplos de sites responsivos
Web Design responsivo é a maior febre entre empresas de web-design e entre os próprios designers, apesar de existir a muito tempo somente em 2012 ganhou popularidade. E considerando a importância da capacidade de resposta e toda a agitação em torno dela, é impressionante a quantidade de sites que ainda não estão receptivos/responsivos.
No Brasil o uso de design responsivo está engatinhando, apenas uma inexpressiva parcela dos sites nacionais atendem a essa demanda mobile.
Alguns dias atrás estive conversando com um colega Programador Web, ele me contou que a empresa onde ele trabalha implantou o uso de jQuery/CSS3 e que estavam se preparando para os sites mobile. Fiquei impressionado com o atraso tecnológico desta empresa, mas, em quanto alguns estão plantando o milho outros já estão comendo a pamonha.
Mas hoje estamos falando de web design responsivo, e afinal…
O que é Web Design Responsivo?
Nos tempos atuais, além dos Desktop’s e notebooks, é possível acessar a internet através de Smartphones, tablets, televisores e já existem até mesmo geladeiras que possuem internet para algumas finalidades, como buscar receitas ou ler as últimas notícias, por exemplo.

De acordo com a pesquisa realizada pela WMcCann, 41% dos entrevistados acessam a internet pelo celular e, dentre estes, 47% utilizam banda larga móvel (3G). Além disso, 44,4% das pessoas que ainda possuíam o celular convencional, disseram que pretendiam trocar de aparelho em 6 meses ou menos.
“A tendência, este ano, é aumentar ainda mais. As pessoas preferem ter um celular conectado à internet, para acessar de qualquer lugar”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência. “Temos, agora, de ter mecanismos para treinar e orientar as pessoas a entrar nesses ambientes digitais com muita velocidade. E também baratear planos e smartphones”, completou.
Frequentemente estão surgindo novas maneiras de acessarmos a internet, então é preciso conseguir uma estrutura de codificação HTML e CSS que independa do meio utilizado pelo usuário para acessá-la. Afinal, você pode até querer eleger uma categoria como alvo principal: desktops, por exemplo, mas ainda vai haver as diferenças entre sistemas operacionais, browsers, resoluções de tela.
Hoje eu recolhi alguns exemplos recentes de sites pelo mundo para reforçar a importância de adaptar seu layout para cada tela. Provavelmente você vai reconhecer alguns sites a partir de outras listas que eu já publiquei, mas eles são tão bons que merecem estar aqui de volta. Usei a ferramenta mattkersley.com / para verificar a resposta de cada um dos sites exibidos aqui e eu resolvi mostrar-lhe a versão do iPhone deles. Confira os exemplos que se reuniram e deixe-nos saber seus pensamentos sobre o assunto.
Finalizart Web Design
Nosso site é 100% responsivo, confira :)
British America Household Staffing
Designed to Move
Fhoke